Após a programação comemorativa do aniversário de Contagem, com importantes entregas como a nova sede do Iria Diniz, o Ginásio Poliesportivo Tropical e a Ciclofaixa, a prefeita Marília Campos seguiu para cumprir extensa agenda em Brasília, nesta quarta-feira (1/9), e tratar de pautas importantes para o município.
Dentre as reuniões realizadas na capital federal, a chefe do Executivo voltou a debater sobre a construção de duas trincheiras na BR-381, próximas aos trechos da Hípica e da Toshiba. Marília se encontrou com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, acompanhada do deputado federal Diego Andrade, e apresentou dois projetos de passagem inferior na rodovia, que se encontram em fase de análise dos técnicos da agência.
“Uma das passagens ligará o Lemp até a Toshiba, e a outra, próxima à Hípica, ligará a avenida Francisco Firmo de Matos até o bairro Jardim Riacho. Ressaltamos a importância desta intervenção, que irá desobstruir a rodovia, e também impactar positivamente no desenvolvimento econômico e na melhoria da qualidade de vida em Contagem e cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Agora é aguardar pela autorização”, afirmou Marília.
Também participaram do encontro o empresário Raimundo Fernandes, da Transrefer, e Cristiane de Morais da Silva, representante do Núcleo Industrial do Jardim Riacho das Pedras.
Esta foi mais uma ocasião em que a prefeita de Contagem abordou o assunto em Brasília. Recentemente, em julho deste ano, Marília esteve também na capital do país e articulou sobre o tema junto à ANTT.
Na viagem, Marília também foi recebida por Gilberto Perri, secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos, da qual a prefeita é também vice-presidenta de Políticas Sociais. Foram discutidos, entre outros temas, a cerca da aplicação dos 25% destinados ao ensino.
“Compartilhamos a nossa preocupação com a tramitação da PEC 13/2021, que tramita no Senado. Essa PEC desobriga a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios de aplicarem, no orçamento de 2020 e em função do desequilíbrio causado pela pandemia, o percentual mínimo de 25% de suas receitas na educação. Saí da reunião com alguns compromissos de articulação política”, pontuou.
Houve ainda encontro de articulação política com o deputado federal Mário Heringer, quando Marília aproveitou para atualizar as parcerias e estreitar a relação com os ministérios do governo federal, além de pleitear recursos para Contagem por meio de emendas parlamentares. O chefe de Gabinete, Douglas Miranda, acompanhou a prefeita nas agendas cumpridas em Brasília.